TRE-MT sedia reunião do Núcleo de Desenvolvimento da Solução JE-Connect.
TRE-MT sedia reunião do Núcleo de Desenvolvimento
Servidores da área de tecnologia da informação do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais do Pará, Paraná, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amazonas, Rondônia, Piauí e São Paulo estão reunidos, nesta semana, em Cuiabá, na Sede do TRE-MT, para revisar e aperfeiçoar o JE Connect – ferramenta que permite de forma rápida e segura, a transmissão dos votos recebidos pelas urnas eletrônicas do próprio local de votação, sendo necessário apenas a existência de um computador com acesso à Internet.
Antes do JE-Connect, encerrada a votação, todos os dispositivos de armazenamento eram levados ao Cartório Eleitoral - onde se fazia a transmissão dos votos ao TRE. Esse procedimento dificultava a apuração e exigia uma maior logística.
Durante cinco dias, os especialistas na área de Tecnologia da Informação irão avaliar as funcionalidades do JE Connect e proceder readequações visando à Eleição Geral de 2018. “A intenção é melhorar cada vez mais essa ferramenta e garantir ainda mais segurança e celeridade na transmissão dos resultados da eleição”, destacou o secretário de tecnologia da informação do TRE-MT, Dr. Luís Cézar Darienzo Alves.
Darienzo ressaltou que sediar a reunião trouxe vantagens para a Regional de Mato Grosso. “Nossos desenvolvedores de soluções de TI participarão e compartilharão conhecimentos com os servidores de TI de vários Estados. Esta é a primeira vez que nosso Regional sedia essa reunião e felizmente, essa ideia foi encampada pela atual administração”.
Na abertura do encontro, o presidente do TRE, desembargador Márcio Vidal ressaltou a importância de se investir na tecnologia e desejou uma reunião produtiva a equipe de desenvolvimento. “O JE-Connect é um excelente instrumento tecnológico que trouxe redução de custos para a transmissão, na medida que dispensou o uso de equipamentos, transporte e demais logísticas. Desejo sucesso a esse trabalho em conjunto, que de forma democrática otimiza o uso de recursos públicos, possibilitando fazer mais com menos”.
O Diretor Geral do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, Nilson Fernando Gomes Bezerra salientou a importância da criatividade e das parcerias entre os Regionais na otimização do uso dos recursos públicos em tempos de escassez.
O servidor do Tribunal Regional Eleitoral de Tocantins, Jader Batista Gonçalves ressaltou o alto nível da equipe de desenvolvimento do JE-connect. “Todo o desenvolvimento é colaborativo. De forma criativa, todos auxiliam as Instituições a serem mais efetivas, sempre fazendo melhor com menos e oferecendo mais retorno a sociedade. Será uma semana de trabalho árduo, mas espera-se que no final dos trabalhos, uma nova versão do JE Connect seja finalizada”.