MPE implanta projeto para fomentar o debate de ideias e propostas entre candidatos a prefeito

Além de atuar para garantir eleições limpas e transparentes, em Chapada dos Guimarães o Ministério Público Estadual está desenvolvendo projeto “Cutchitcho Aberto” para fomentar o debate de ideias, propostas e problemas de ordem social e econômica entre os candidatos a prefeito. Nesta quinta-feira (01), às 9h, na sede das Promotorias de Justiça do município, a proposta será apresentada aos candidatos.
“Por ser instituição com perfil democrático, o Ministério Público pode e deve fomentar os debates entre os candidatos em audiências públicas com ampla participação popular para tratar de temas estruturantes e de interesse público. Vamos trabalhar com quatro temas: saúde pública, educação, meio ambiente e transparência, participação/controle popular e finanças públicas”, informou o autor da proposta, promotor de Justiça Leandro Volochko.
Segundo ele, o projeto prevê a realização de três debates, sendo dois em praça pública, na zona urbana, e o outro em uma comunidade da zona rural. Os encontros serão realizados nos dias 09, 18 e 23 de setembro. “Todos os candidatos a prefeito serão convidados e deverão assinar Termo de Responsabilidade no qual se exporiam as regras para o debate democrático legal”, destacou.
Para facilitar os debates, o promotor de Justiça explica que o Departamento de Comunicação do Ministério Público está produzindo reportagens jornalísticas sobre os principais problemas verificados no município. As pautas foram definidas de acordo com as principais demandas que chegam à Promotoria de Justiça.
“É uma experiência inovadora que busca proporcionar aos eleitores de pequenos municípios, que muitas vezes não têm acesso a amplos debates, a oportunidade de conhecer as propostas apresentadas por cada candidato e formar opinião sobre questões relevantes para o exercício do voto”, acrescentou.