Atendimento por agendamento em Cuiabá vai até 31/03; todas as vagas estão preenchidas
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso informa que o atendimento por agendamento na Casa da Democracia em Cuiabá será realizado até o dia 31 de março deste ano. Todos os horários até essa data já estão preenchidos. Entre os dias 1º de abril e 4 de maio, os eleitores serão atendidos por ordem de chegada.
A orientação é que apenas os eleitores que precisam se alistar (primeiro título), os que buscam transferência de domicílio eleitoral (vindos de outros municípios) e aqueles que tiveram o documento cancelado procurem a Justiça Eleitoral neste ano. Os eleitores que estão em situação regular, mas que não compareceram para a biometria, conseguirão votar normalmente em outubro próximo.
No dia 5 de maio ocorrerá o Fechamento do Cadastro Eleitoral, quando não será mais possível modificar informações/dados dos eleitores. A data está prevista no calendário eleitoral. A medida é necessária pois as informações do cadastro serão inseridas nas urnas eletrônicas e nos cadernos de votação para as Eleições 2016.
A Chefe de Cartório da 54ª Zona Eleitoral, Helma Martins, orienta os cidadãos que não agendaram, mas que estão em situação regular com a Justiça Eleitoral, que aguardem a reabertura do cadastro de eleitores, que ocorre após as eleições, para realizar o cadastro biométrico. “A biometria em Cuiabá é ordinária, ou seja, não é de cunho obrigatório. Não haverá prejuízos aos eleitores que não comparecerem para o cadastramento biométrico. Nas Eleições 2016 o exercício do voto acontecerá das duas formas: com ou sem o reconhecimento digital do eleitor”.
A biometria em Cuiabá teve início no dia 8 de agosto de 2015 e até hoje esta segunda-feira (25), 17.169 eleitores se cadastraram. Para as Eleições 2016 não haverá a obrigatoriedade da identificação pelas impressões digitais. Já nas Eleições Gerais 2018 todos os eleitores do Estado devem estar cadastrados.