Justiça Eleitoral quer ouvir cidadãos e implementar melhorias

Atenção eleitores, advogados, representantes partidários e profissionais da imprensa: o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) quer ouvir vocês sobre os serviços prestados pela Instituição. Diversas ferramentas para coleta de avaliações, reclamações, sugestões e elogios estão disponíveis para a participação popular. Com base nessas pesquisas, a Justiça Eleitoral quer corrigir eventuais falhas e implementar ações de melhoria no atendimento.
Com relação à Avaliação de Satisfação, o eleitor, após ser atendido na Central de Atendimento ou Cartório Eleitoral, pode avaliar o atendimento recebido. Neste caso, basta preencher um formulário e depositá-lo na urna instalada no local. Essa ferramenta funciona desde dezembro de 2014.
Outro mecanismo de comunicação entre o TRE-MT e a sociedade é o formulário eletrônico disponível no site da instituição (www.tre-mt.gov.br). Neste caso, há duas opções de preenchimento: um para denúncia identificada ou outro para denúncia anônima e demais manifestações.
Caso o cidadão não queira se manifestar de forma escrita, poderá entrar em contato com o TRE-MT, por meio do telefone 08006478191. É possível ainda agendar, via fone, um horário para atendimento presencial.
O coordenador da Ouvidoria Eleitoral do TRE-MT, Gilson Henrique, explica que é importante que o cidadão conheça e utilize as ferramentas de participação na administração pública e que é preciso haver uma conscientização política e social de toda a sociedade.
“Sugerir, reclamar, elogiar e denunciar é um direito constitucional. Os cidadãos precisam se conscientizar que avaliar os serviços recebidos é uma forma de exercer um controle social. Utilizamos as reclamações, sugestões e elogios recebidos para manter, modificar ou melhorar as ações de atendimento. Tais ferramentas de comunicação são utilizadas para o fortalecimento da democracia, transparência e excelência na prestação de serviços. Queremos e precisamos da participação de todos”.