Partido do Direito à Vida e à Saúde vence eleição na escola Pascoal Moreira Cabral

Os estudantes da Escola Estadual Pascoal Moreira Cabral, em Cuiabá, escolheram as propostas do Partido do Direito à Vida e a Saúde (PDVS) como as mais importantes para a melhoria do ambiente, na comunidade em que estão inseridos. Dentre as propostas estão a reestruturação dos banheiros da escola, a criação da quadra poliesportiva e implementação de áreas com acessibilidade. Outra medida que faz parte do conjunto de propostas do partido é produzir palestras que combatem o uso das drogas e a gravidez precoce.
A eleição foi realizada na manhã desta quinta-feira (29/10), como parte das atividades do programa Voto Consciente, realizado sob a orientação do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação.
Por meio do programa Voto Consciente, os próprios estudantes elegem o partido que apresenta as melhores propostas para a comunidade escolar. Em lugar de escolher candidatos, eles votam em partidos que representavam políticas públicas, que tem como função melhorar o ambiente escolar. Cinco partidos, formados por estudantes, concorriam na eleição estudantil. São eles: Partido da Ética e Cidadania (PEC), Partido da Educação e Meio Ambiente (PEMA), Partido do Respeito às diversidades (PRD), Partido do Direito à Vida e à Saúde (PDVS) e Partido da Cultura, do Esporte e Lazer (PCEL). Essa foi a última eleição deste ano.
Com o Programa Voto Consciente, os alunos apresentaram mudanças evidentes, conta a diretora Elza Lidia Castelli. Ela percebeu que os jovens interagiram, discutiram assuntos relacionados à política e valorizaram as propostas apresentadas pelos colegas. “Eles fizeram um debate nesta semana, que foi maravilhoso. É evidente que todos tiveram um amadurecimento intelectual na política muito grande, uma formação bem consciente do que é ser um cidadão”, relata a diretora Elza Castelli.
O estudante Caique Alves, 17 anos, considera o Programa Voto Consciente importante, pois cumpriu o objetivo de transformar os jovens alunos em cidadãos críticos. “Todos desenvolveram propostas cabíveis para a mudança no espaço escolar”, define Caique Alves.
Amanda Figueira, de 17 anos, cursa o terceiro ano do ensino médio. Segundo ela, os partidos não estão apresentando somente as melhorias da escola, mas também os alunos. “As medidas adotadas pelas equipes são ações que servem de apoio aos estudantes. Tudo o que eles estão reivindicando é para contribuir na melhoria da nossa educação”, disse Amanda Figueira.
Diplomação dos partidos
No próximo dia 6 de novembro, os partidos, mesários e diretores das escolas que realizaram as eleições do programa Voto Consciente irão participar da diplomação dos partidos vencedores. A diplomação será realizada na Casa da Democracia, no TRE-MT. As demais equipes receberão um certificado de participação das eleições 2015.