Escola José de Mesquita realiza eleições estudantis do programa Voto Consciente

A escola estadual José de Mesquita, localizada em Cuiabá, realizou na manhã desta quarta-feira (28.10), as eleições estudantis do programa Voto Consciente, na qual os alunos elegeram a política pública defendida pelo Partido da Ética e Cidadania (PEC). O evento foi organizado pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc).
Os estudantes tiveram a oportunidade de escolher um entre os cinco partidos que melhor representou as propostas necessárias para melhoria do ambiente escolar. Mas a promessa de reativar os laboratórios de informática e ciências fez com que o PEC fosse o partido preferido dos alunos.
Além da reestruturação dos laboratórios, outras propostas também fazem parte do planejamento do partido vencedor, como implantar assentos nos corredores e criar uma rádio educacional na escola.
Cada partido, formado por cinco alunos e um professor auxiliar, tinha como objetivo apresentar ações de políticas públicas. Além do PEC, outras quatros equipes estavam concorrendo: Partido da Cultura, do Esporte e Lazer (PCEL); Partido da Educação e Meio Ambiente (PEMA); Partido do Respeito às Diversidades (PRD); e o Partido do Direito à Vida e à Saúde (PDVS).
Após o lançamento dos partidos ocorrido no último mês de junho, os alunos demonstraram um dinamismo em relação às questões mais pertinentes da sociedade, conta a articuladora Chênia Castilho Reis. Segundo ela, o projeto Voto Consciente fez os alunos pararem para discutir no cotidiano escolar, temas sobre políticas públicas.
“Todo esse envolvimento dos estudantes no programa tem sido muito positivo, pois eles discutem temas a respeito da diversidade social, saúde e o preconceito. Todos os integrantes dos partidos fizeram uma pesquisa entre os colegas, para adaptarem suas propostas”, relata Chênia Castilho Reis.
O jovem estudante Érik Magalhães, de 15 anos, gostou da iniciativa dos partidos em criar medidas que irão beneficiar o espaço escolar, propondo ações que incentivam mais lazer e qualidade na educação e cultura.
Para as alunas Mariana Ferreira e Natália Brum, as eleições na escola têm conscientizado os jovens alunos a saber da importância que tem o voto e que é preciso pensar em quem votar, pois a proposta vencedora influenciará no futuro da escola.
Eleições na escola João Brienne de Camargo
Na última terça-feira, 27.10, estudantes da escola estadual João Brienne de Camargo realizaram as eleições do Voto Consciente, onde os alunos elegeram o Partido da Cultura, do Esporte e do Lazer (PCEL). A equipe terá que executar no ambiente escolar a reforma da quadra poliesportiva, medidas para ativar os bebedouros da quadra, criar uniformes para Educação Física e escolher uma nova modalidade de esporte para ser praticada com os estudantes.
Leia também:
Última eleição do programa Voto Consciente 2015 será nesta quinta
Proposta sobre conscientização da gravidez precoce vence eleição na escola João Crisóstomo
Projeto Voto Consciente: escola estadual Eliane Digigov realiza eleição nesta sexta