Dia Internacional da Mulher: Servidoras e Convidadas recebem homenagem da Justiça Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) realizou na manhã desta sexta-feira (06/02), confraternização entre servidoras e autoridades, em antecipação ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo domingo, dia 08 de Março. Na solenidade, os convidados foram recepcionados com um chá, em seguida assistiram a uma palestra no Plenário do Regional, finalizando a comemoração com uma singela homenagem às mulheres.
No início do evento, os convidados receberam boas-vindas da Corregedora Regional Eleitoral, Desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas e do Presidente do TRE-MT, Desembargador Juvenal Pereira da Silva, que compuseram a mesa de honra do ato solene.
A Desembargadora fez uma breve retrospectiva da história da mulher mato-grossense e brasileira, falou sobre a luta da mulher pela obtenção do poder do voto, dentre outras conquistas. Em seu discurso, deixou a mensagem de que “A mulher, assim como todos os segmentos, devem discutir sobre seus direitos na cidadania em todos os cantos. Sejam em sindicatos, associações de bairros e até mesmo no TRE. É muito importante que possamos, a cada oportunidade, de estarmos tomando mais consciência sobre nosso papel, continuando à luta, no sentido de sempre buscar ampliar os espaços já conquistados em sociedade.”
Os servidores do TRE foram contemplados ainda com uma palestra sobre “Os Desafios da Mulher Moderna”, ministrado pela psicóloga e escritora Rosa Graciela de Campos Lopes, autora do livro: “Era uma vez Mariana”.
A psicóloga conta que encarou a palestra como uma oportunidade de poder falar mais de perto com as mulheres, a respeito da grande importância que a mulher tem enquanto formadora da educação que contribui na formação da personalidade do filho e que virão a ser os cidadãos que ocuparão os grandes cargos no futuro. “Meu objetivo foi levar uma palavra que pudesse trazer um pouco de ânimo e esperança. Que elas possam buscar um equilíbrio, repensar esse lugar enquanto mulher, mãe, esposa, profissional, pessoa. E através disso ela poder contribuir de uma maneira muito positiva para a sociedade, começando pela casa dela”, explicou.
Após a palestra proferida pela Doutora Rosa Graciela, quatro mulheres receberam um certificado de homenagem da Justiça Eleitoral, representando todas as convidadas.
Homenageadas
Marlene Pimentel Dourado, servidora na instituição há 23 anos, atualmente lotada na Secretaria Judiciária (SJ), se diz gratificada em receber a homenagem “Me sinto realizada em representar as servidoras do TRE. Eventos como esse são muito importantes, pois a Justiça eleitoral é uma prestadora de serviços para a sociedade.”
Drª. Suely Santos Araujo, médica especialista em Pediatria, Oncologia e Hematologia, é uma das Fundadoras da Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso (AACCMT), trabalha atualmente no Hospital de Câncer e Hemocentro. Para a Drª, o Dia da Mulher é muito representativo, tornando-a uma data especial. “As mulheres conseguem se preocupar com o outro, ver o lado humano da pessoa que está ao seu lado, se desdobrar entre o trabalho e a família, a gente se preocupa. Toda essa atenção da mulher transpassa nosso lado profissional, o lado humano de querer ver o bem do outro, ver além de si para poder cuidar do outro, em todas as áreas profissionais.”
Srª Josefina Correa Ribeiro, cabeleireira que há cinco anos desenvolve, juntamente com sua equipe, atividades de ação social no próprio salão de beleza, no bairro Morada do Ouro II, para arrecadar alimentos às famílias carentes. “Fico lisonjeada e contente em ver que apesar de acharmos que nosso trabalho é pouco e sempre querer fazer mais, nosso esforço foi valorizado e faz diferença positiva na sociedade”, relata a cabeleireira.
Drª. Marilza Ribeiro Cardoso, pedagoga, psicóloga, produtora cultural, escritora, poeta e militante política sempre se interessou pelos direitos humanos. Ela conta que o Dia da Mulher denota a busca por igualdade de gênero, conquista por direitos políticos e sociais. “Nessa homenagem prestada, eu represento as mulheres, trabalhadoras, cidadãs, mães, donas de casa, estudantes, pois sou eternamente estudante, represento as avós e bisavós também, porque todos nós sofremos as vezes com o preconceito. Como por exemplo, o idoso, as mulheres negras e o homossexual. Então só através do nosso sistema democrático é que vamos olhar um semelhante e um diferente e respeitar essa semelhança e diferença.”
Estiveram presentes na solenidade as seguintes autoridades: o Juiz José Arimatéa Neves Costa, presidente da Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam); a primeira-dama de Mato Grosso, Samira Martins; a Desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, Juíza-Membro Substituta do TRE-MT, e os magistrados: Ana Cristina Silva Mendes, Heloísa Cardoso da Costa, Isadora Ribeiro Cardoso, Edleuza Zorgetti, Adriana Coningham, Olinda Castrillon, Silvia Renatta Anffe Souza e Gabriela Carina Knaul de Albuquerque e Silva, Relatora Especial para Independência de Juízes e Advogados da ONU.