TRE participa de 1º Encontro de Assessores de Planejamento da Justiça Eleitoral

Foto da fachada do TRE-MT na visão de frente para a guarita

Com o intuito de trocar experiências de boas práticas de gestão estratégica, representantes dos Tribunais Regionais Eleitorais e do Tribunal Superior Eleitoral, participaram em Natal/RN, do 1 Encontro de Assessores de Planejamento da Justiça Eleitoral.

A servidora do TRE/MT, Joseane Mara Ferreira Aguiar participou do evento e destacou sua importância. “Não há dúvidas que a participação em encontros dessa natureza oportunizam a troca de experiências e a busca de soluções uniformes aos processos de trabalho comuns entre os diversos Regionais. Muitas vezes conseguimos poupar energia que seria despendida para solução de problemas que outro Tribunal já superou.

A discussão de ideias, o compartilhamento do conhecimento e a difusão de boas práticas são produtos que contribuem para o aperfeiçoamento de nossas ações institucionais”.

Ela conta que conheceu diversas ferramentas de gestão que podem ser implementadas no âmbito do TRE/MT para melhoria da gestão interna e consequente reflexo nos custos e agilidade dos serviços prestados a sociedade. “Ainda que tenhamos nossas ferramentas de gestão é sempre válido conhecer outras, a fim de extrair das mesmas, algum diferencial que se adaptada a nossa realidade trará ganho significativo”.

Os regionais do Ceará e de Santa Catarina explanaram, respectivamente, sobre modelo de gestão e governança corporativa e sistema de monitoramento de indicadores de metas.

O Diretor do departamento de gestão estratégica do CNJ, Ivan Bonifácio prestou esclarecimentos aos participantes sobre as diretrizes para construção do plano estratégico do Poder Judiciário para o período de 2015 a 2019.

Por fim, foi constituído um Grupo Nacional de Planejamento Estratégico - formado por seis Tribunais, para organizar e discutir as demandas comuns a todos os Tribunais e buscar soluções conjuntas, sendo estas alinhadas as orientações dadas pelos órgãos superiores e de controle – CNJ, TCU e TSE.

 

Metas:

As metas do CNJ também foram objeto de discussão e trocas de experiências durante o encontro. O TRE do Rio Grande do Sul apresentou uma metodologia para elaboração da carta de serviços do 2º Grau, que é objeto da meta 8 estipulada pelo Conselho Nacional de Justiça.

Em cumprimento a Meta 7, os participantes também definiram 5 processos das unidades judiciárias de 1º grau que serão modelados. Os 27 Regionais se dividiram em 5 grupos, ficando cada um responsável pela modelagem de um processo. São eles: Atendimento ao Eleitor (já modelado pelo TSE); Prestação de Contas de candidatos; Registro e Controle de suspensão de direitos políticos e conscrições; Filiação partidária; e Duplicidade e pluralidade de inscrição eleitoral.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento:

Dias úteis - 07:30h às 13h:30;