TRE inicia revisão biométrica de Rosário Oeste
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso iniciou nesta segunda-feira (29/07) a revisão biométrica em Rosário Oeste/MT. Os 14 mil eleitores do município terão até o dia 28 de setembro para procurarem o posto de atendimento e se cadastrarem, o eleitor que não comparecer terá o título eleitoral cancelado.
O atendimento inicialmente será realizado apenas no cinema municipal de Rosário Oeste, situado na Praça Manoel Loureiro, Centro, das 08 às 17hs. É obrigatório que o eleitor traga um documento pessoal com foto e comprovante de endereço atualizado.
Também serão montados dois postos de atendimentos em zonas rurais, a fim de atender comunidades, distritos ou assentamentos localizados a mais de 100 km de Rosário Oeste. Um posto de atendimento funcionará no Distrito Bom Jardim, que atenderá os Distritos de Marzagão e a Comunidade Ribeirão do Ouro, e o outro posto será instalado no Distrito Bauxi, este atenderá a comunidade local e também os eleitores dos assentamentos Jabotá e Jukará.
O Chefe de Cartório da 03ª Zona Eleitoral/Rosário Oeste, Eliton Dias Padilha, explicou que a revisão biométrica foi divulgada junto à população com antecedência, em sites, rádios e TV de alcance local e carro de som. “Também distribuímos panfletos em supermercados, bancos e faremos nas escolas após o período de férias escolares”.
Para garantir um atendimento mais eficiente, com agilidade e sem filas, Eliton destaca que foi elaborado um cronograma de atendimento por seções e locais de votação. “Cada dia está previsto para atender eleitores de determinadas seções. Esse método já foi utilizado nas Revisões Biométricas dos municípios de Jangada e Nobres e trouxeram resultados positivos. É uma forma de evitar que os eleitores procurem o posto eleitoral no mesmo dia, causando filas extensas”.
Por fim, Eliton clama aos cidadãos de Rosário Oeste que atendam a convocação da Justiça Eleitoral e evitem assim, o cancelamento do título de eleitor.
Com o título cancelado, o eleitor não poderá obter a certidão de quitação eleitoral, documento este, indispensável para tirar passaporte, fazer inscrição em universidades, tomar posse em cargo público, obter benefícios sociais do governo federal – bolsa escola, bolsa família, entre outros.