Quase 40 mil podem ter título cancelado; procura é baixa nos cartórios

Casa da democracia, movimento quase zero para regularização de títulos

O reduzido número de eleitores que buscaram os cartórios eleitorais no primeiro dia do prazo para regularização dos títulos (25/02) apontam que a demanda neste ano deve seguir a tendência do ultimo procedimento de depuração do cadastro realizado em 2011, quando pouco mais de 10% dos eleitores irregulares quitaram suas multas e regularizaram sua situação. Nesta segunda-feira começou o prazo para que os eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas últimas três eleições regularizem sua situação junto à Justiça Eleitoral. Em Mato Grosso, 39.657 eleitores podem ter o título eleitoral cancelado.

No primeiro dia do prazo, conforme dados extraídos do sistema eleitoral, apenas 77 eleitores procuraram os cartórios eleitorais em todo o Estado. A cidade que registrou o maior movimento foi Rondonópolis, onde 43 eleitores buscaram os cartórios. Em Cuiabá apenas 8 pessoas quitaram suas dívidas com a Justiça Eleitoral.

A depuração do cadastro de eleitores é realizada sempre após a realização das eleições e visa identificar quem deixou de votar em três eleições consecutivas. Com essa identificação e exclusão de eleitores, a Justiça Eleitoral evita que permaneçam ativos no cadastro de votação pessoas que faleceram mas não tiveram o óbito comunicado para efeito de registro.

 

Consulta pode ser feita pela internet

Para saber se o título eleitoral está na condição de cancelamento, o eleitor pode fazer uma pesquisa através do site do TRE na internet, mais especificamente no endereço http://www.tre-mt.jus.br/eleitor/situacao-eleitoral/situacao-eleitoral.

O eleitor que se encontra nessa situação, mas votou em algumas das eleições identificadas no sistema, deve comparecer no cartório eleitoral em que o título está registrado e apresentar o comprovante de votação.

Já o eleitor que não votou e pretende regularizar ou transferir o documento eleitoral deverá pagar uma multa de R$ 3,51 para cada turno em que esteve ausente. O procedimento para retirada da guia de pagamento, bem como o registro dessa quitação, poderá ser realizada em qualquer cartório do Estado.

Central Ganha Tempo tem atendimento em período integral

Paras os eleitores que estão em Cuiabá, a Justiça Eleitoral disponibiliza, além da Central de Atendimento localizado Casa da Democracia(avenida do CPA), o ponto de atendimento na região central da Capital, no espaço denominado Ganha Tempo. O atendimento nesse posto é realizado nos períodos matutino e vespertino.

Já os demais cartórios eleitorais do Estado seguem o horário da sede do Tribunal Regional Eleitoral,  funcionando das 7:30 às 13:30 

Estatística

Com o reprocessamento da lista pelo Tribunal Superior Eleitoral o número de títulos passíveis de cancelamento em Mato Grosso passou de 39.371 para 39.657. O aumento do quantitativo se deve aos municípios de Curvelândia, que na lista anterior estava zerado e na atual aparece com 60 títulos canceláveis, e Pedra Preta, que passou de zero para 226 eleitores. Nos demais municípios os números permanecem inalterados. 

Cuiabá é a campeã de títulos em risco de serem cancelados com 7.943. Em segundo lugar está Várzea Grande, com 2.995; em terceiro Rondonópolis com 2.464 títulos e em quarto lugar figura o município de Sinop, com 1.912. 

Em Tangará da Serra 1.139 eleitores correm o risco de perderem o título. Já em Primavera do Leste são 768, Sorriso 847, Alta Floresta 945, Barra do Garças 703, Lucas do Rio Verde 524, Juína 596, Juara 542 e Guarantã do Norte 515 eleitores.

O prazo para que os eleitores mato-grossenses busquem os cartórios eleitorais encerra em 25 de abril.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento:

Dias úteis - 07:30h às 13h:30;