Presidente do TRE discute biometria com juízes e servidores

Des. Rui Ramos Reunião Biometria TRE-MT
Des. Rui Ramos em Reunião sobre a Biometria

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos Ribeiro, se reuniu na tarde desta quarta-feira (27),  com juízes e chefes de cartórios de sete zonas eleitorais para discutir os preparativos para a revisão do eleitorado com uso da biometria. Participaram do encontro servidores e magistrados que atuam nos municípios de Serra Nova Dourada, Luciara, Indiavaí, Planalto da Serra, Campos de Júlio, Rosário Oeste, Nobres e Poconé.

Neste ano o Tribunal Regional Eleitoral vai realizar a biometria em 13 municípios de Mato Grosso, com previsão de início ainda no primeiro semestre (as datas de início dos trabalhos variam conforme o município).

Além das já citadas, participarão do projeto as cidades de Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Araguaiana, Cocalinho e Pontes e Lacerda. Com a reunião desta quarta-feira o presidente do TRE encerrou o ciclo de reuniões com magistrados que conduzirão os trabalhos nos 13 municípios que passarão pela revisão do eleitorado com biometria em 2013. 

Nas reuniões são discutidas questões como logística, tecnologia e comunicação necessários para o sucesso dos trabalhos de revisão biométrica.

Conduzindo a reunião e acompanhado do Diretor Geral, Mauro Diogo, secretários e assessores, o presidente Rui Ramos demonstrou a importância do cadastramento biométrico não somente para a Justiça Eleitoral, mas para o ganho que a sociedade terá com a formação de um banco de dados confiável e seguro.

Para o presidente, o poder de mobilização de juízes e servidores nos municípios envolvidos será de grande importância para atingir os objetivos, onde o desafio será a sensibilização dos representantes do poder local para a importância da revisão biométrica, bem como a busca de apoio logístico.

Para o sucesso da realização dos trabalhos de revisão do eleitorado com biometria a Justiça Eleitoral necessitará do envolvimento do poder público nesses municípios, além das lideranças locais e partidos políticos, que prestarão apoio de mobilização da população para buscar os postos de atendimento.

Dentre as principais demandas apresentadas pelo Secretário de Tecnologia da Informação, Ailton Lopes Júnior, está a cedência de pessoal pelas prefeituras, principalmente de servidores com conhecimento na área de tecnologia, para auxiliar nos trabalhos. Há ainda a necessidade do poder público local conceder um espaço para o atendimento aos eleitores.

No encontro os magistrados e servidores dirimiram dúvidas, trouxeram sugestões, elencaram as principais dificuldades encontradas nos municípios e debateram com o presidente do Tribunal e gestores o cronograma de início dos trabalhos. Devido às chuvas intensas neste período, alguns municípios já haviam solicitado adiamento da data de início, em virtude das péssimas condições das estradas de acesso às localidades.

Após a apresentação de um vídeo aos presentes sobre a biometria, o secretário Ailton Lopes falou sobre a experiência de Campo Verde em 2010, primeiro município a realizar a revisão em Mato Grosso. As dificuldades, imprevistos e o sucesso do planejamento e execução dos trabalhos realizados em Campo Verde servirão de base para subsidiar essa nova etapa que enfrentarão os 13 municípios neste ano.

Participaram do encontro, o secretário de Administração e Orçamento, Nilson Bezerra; o assessor da Presidência, Carlos Luanga; o coordenador Administrativo Jurídico da Corregedoria, Felipe Oliveira Biato; o assessor de Planejamento, Marcelo Rubles; o juiz da 3ª zona eleitoral, Angelo Judai Junior; o o chefe de cartório da 3ª ZE, Eliton Dias Padilha; o juiz da 4ª zona eleitoral, Ramon Fagundes Botelho e o chefe de cartório, Marcos Vinícius Campos Rodrigues; o juiz da 15ª zona eleitoral, Pedro Flory Diniz Nogueira e o chefe de cartório Eduardo Diniz de Souza Batista; a juíza da 34ª zona eleitoral, Silvia Renata Anffe Souza e a chefe de cartório Flávia Maria Duarte Monteiro Pasqualin; o juiz da 41ª zona eleitoral, Jorge Alexandre Martins Ferreira e o chefe de cartório Armistrong Rutilho Charbel Monteiro; o juiz da 42ª zona eleitoral, João Filho de Almeida Portela e o chefe de cartório, Márcio Nei Ribeiro; e a juíza da 53ª zona eleitoral, Cristhiane  Trombini Puia Baggio e a chefe de cartório, Rita de Cássia Martins.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento:

Dias úteis - 07:30h às 13h:30;