Presidente do TRE inaugura Galeria do Servidor
Adotando uma gestão de valorização dos servidores da Justiça Eleitoral, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Juvenal Pereira da Silva, inaugurou nesta quinta-feira (19/12), às 8h, a Galeria do Servidor. A galeria contará com placas em homenagem a servidores que contribuíram para a melhoria dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral mato-grossense ao longo de sua história. No último dia 11 de novembro, o TRE de Mato Grosso completou 81 anos de instalação.
Na placa afixada nesta quinta-feira constam os nomes de 68 servidores, dentre aposentados, falecidos, e aqueles que 25 anos atuam exclusivamente na Justiça Eleitoral há pelo menos 25 anos.
Em seu pronunciamento, o desembargador Juvenal Pereira da Silva destacou que há no Tribunal um espaço onde são afixadas placas em homenagens a todos os desembargadores que já presidiram a instituição e seria justo conceder o mesmo tratamento aos servidores.
“Homenagens sempre são feitas as autoridades, mas tenho que os principais atores de uma instituição são seus servidores. E nada mais justo do que deixar registrado para a história os nomes daqueles que abdicaram do convívio com a família para se dedicar à Justiça Eleitoral”, disse o presidente do TRE.
O desembargador Juvenal Pereira ressaltou ainda que, desde que assumiu a presidência do TRE-MT, percebeu a dedicação singular de todos os servidores. “Vejo servidores chegando para trabalhar às 7h30 e permanecendo na instituição até as 19h, sempre sorrindo. Esses cidadãos foram e são fundamentais para o fortalecimento da democracia e, portanto, merecedores desta singela homenagem”.
A secretária de gestão de pessoas do Tribunal, Zeneide Andrade de Alencar, explicou que a inauguração da galeria é apenas uma, entre as várias ações motivacionais e de reconhecimento aos servidores, desenvolvidas pelo Tribunal. “Essas ações estão sendo desenvolvidas a pedido do presidente, que adota uma política de valorização a todos aqueles que contribuem para que a Justiça Eleitoral cumpra seu papel diante da sociedade”.
Para Zeneide Alencar, a galeria evitará que caia no esquecimento os nomes de todos os servidores que contribuíram para o fortalecimento do TRE-MT. “É sem dúvida um resgate de memória, que a partir de agora se manterá viva entre nós”.
A criação da Galeria do Servidor foi estabelecida por meio da Portaria 473/2013. A afixação das placas em homenagem aos servidores ocorrerá a cada quinquênio, a partir dos 85 anos da Justiça Eleitoral de Mato Grosso.
Desembargadora Shelma Lombardi prestigia homenagem a servidores
A homenagem aos servidores da Justiça Eleitoral foi prestigiada pela desembargadora aposentada Shelma Lombardi de Kato (74 anos), que foi presidente do TRE entre 1985 e 1988.
Em sua gestão a desembargadora abraçou o desafio de fazer o recadastramento eleitoral em 100% dos municípios de Mato Grosso. Com o dinâmico processo de colonização da região Norte do Estado, tornou-se necessário investir na integração dessa população ao processo eleitoral. Apesar das distâncias e da falta de infraestrutura na época, em pouco mais de três meses de árduo trabalho foram inscritos 826.886 novos eleitores mato-grossenses.
O trabalho desenvolvido pela desembargadora Shelma Lombardi de Kato obteve reconhecimento nacional e culminou na visita a Mato Grosso do ministro do Tribunal Superior Eleitoral, José Neri da Silveira, em 13 de junho de 1986 (Livro Evolução Histórica da Justiça Eleitoral de MT).
Também prestigiaram as homenagens aos servidores da Justiça Eleitoral os juízes membros do Pleno Agamenon Alcântara Moreno Júnior, Samuel Franco Dalia Junior, José Luis Blaszak e Pedro Francisco da Silva.
Servidores homenageados:
Servidores com 25 anos de dedicação exclusiva à Justiça Eleitoral
Almir Siqueira Júnior; Benjamin José Ojeda; Bráulio Monteiro Salgado; Cosme Bezerra da Silva; Ede dos Santos Lisboa; Emílie Grácie Zattar de Arruda; Francisca Clementino de Souza; Heluíza Alves. B. de Rezende; João Carlos Rocha e Luiz Carlos Ferreira.
Servidores Aposentados
Azil Conceição Matooso Rodovalho; Antônio de Figueiredo e Almeida; Celso Brandão Molina; Claudemiro da Costa Vital; Denize Aparecida S. Mello; Deodato de Arruda; Dirce da Ascenção Moreira; Dulce de Castro Brandão; Edival de Oliveira; Erotides de Souza D. Silva; Genézio Rodrigues da Silva; Gyza Maria da Curz Couto; Gilberto Vilarindo dos Santos; Jocirlei Marisa de Souza; Judeici Sakuyoshi Mahfouz; Lourenço Gonçalves de Queiroz; Luiza Delfino Cézar; Maria Aparecida Bruno Borges; Maria da Glória Moura Muller; Maria do Livramento Tabosa Torres; Mario do Carmo Pereira Borges; Natilde Pereira Pinhedo; Odacilda de Arruda Lima; Paulo Márcio Ribeiro; Relinda Maria da Costa e Silva; Roseni Maria de Castro Thommen; Tereza Hitomi Yamamura Freitas; Therezinha Lina Rodrigues; e Walter Miranda Fonseca.
“In Memoriam”
Adão Pereira Borges; Antonio dos Santos Lisboa Neto; Antonio Garcia; Arnaldo Ojeda de Almeida; Aureliano de Oliveira; Avelina Nunes de Figueiredo; Ayr Ulrica Addor; Benedita Silva Oliveira; Benedito André Leite de Morais; Constança Pereira Borges; Daniel Calvino da Silva Filho; Dardanham Campo Dall’orto; Denizart Augusto de Mello; Domingos Sant’anna de Miranda; Edgard da Silva Pereira; Elemar Maehler; Hugo da Silva Brandão; Lourival Coelho Barreto; Luciana Garcia M. do Amaral; Marco Antonio Pipino; Manoel Juvenilio de Arruda; Moacyr Moura; Nivaldo Constancio de Oliveira; Osvaldo Muniz; Pedro Marques Barbosa; Plínio Paulo de Carvalho; Plínio Rezende de Albuquerque e Rita Pereira Leite.