Decoro e ética devem nortear passos do homem público, diz juiz de Sinop
O juiz Clóvis Mário Teixeira de Mello abriu a solenidade de diplomação dos candidatos eleitos da 32ª e 22ª zonas eleitorais com sedes em Sinop, na tarde desta quarta-feira (19/12), com um alerta aos diplomados. O magistrado observou que, sobre os ombros do homem público deve pesar a responsabilidade pela coisa pública, e que o decoro e a ética devem nortear seus passos. Na ocasião foram diplomados os candidatos eleitos aos cargos majoritários e proporcionais das cidades de Sinop, Feliz Natal, Vera, Santa Carmen, Cláudia e União do Sul.
A cerimônia também contou com a participação do Arcebispo de Sinop, Dom Gentil Delazri, que abençoou a todos e se dirigiu aos diplomandos pedindo seriedade com o trato da coisa pública e responsabilidade no exercício do cargo.
O juiz titular da 32ª zona eleitoral, Túlio Duailibi Alves Souza, agradeceu a todos e desejou sorte aos diplomandos a partir de 1º de janeiro. Em seu pronunciamento, o magistrado disse que os diplomas devem refletir a confiança que os eleitores depositaram em cada um deles. O juiz agradeceu ainda a todos os representantes das instituições presentes e que prestaram apoio às ações da Justiça Eleitoral. Agradeceu também aos servidores das duas zonas eleitorais pelo empenho e comprometimento com os trabalhos.
Já o representante do Ministério Público Eleitoral, promotor Thiago Henrique Cruz Angelini, afirmou que a eleição de 2012 é histórica em virtude da aplicação da Lei da Ficha Limpa. Para o promotor, embora as eleições tenham transcorrido de forma tranquila para a população, também ocorreu uma grande judicialização das demandas. O promotor eleitoral finalizou seu pronunciamento dizendo que o sucesso da eleição se deve também ao trabalho anônimo de todos os convocados pela Justiça Eleitoral e pelo empenho de seus servidores.
Após receber o diploma, o prefeito reeleito de Sinop, Juarez Alves da Costa (PMDB), discursou dizendo que esta foi a melhor eleição do município. Ele destacou ainda que houve respeito dos candidatos no trato com a Justiça Eleitoral e vice-versa.
Também compuseram a mesa de autoridades o promotor eleitoral da 32ª zona, Pompílio Paulo Azevedo Silva Neto, o Tenente Coronel Polícia Militar e Comandante da PM do Comando Regional III em substituição, Celso Henrique Souza Barboza; o Coronel Bombeiro Militar e Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Comando Regional III, Giovani Eggers; o delegado do Departamento de Polícia Federal em Sinop, Samir Zugaibe e o Secretário de Trânsito do município de Sinop, Valdir Aparecido Favareto.