Pleno julgará hoje recurso de prefeito e vice prefeito cassados em Araputanga
Pleno julgará hoje recurso de prefeito e vice prefeito cassados em Araputanga
(Cuiabá/MT - 15/12) O recurso proposto pelo prefeito, Vano José Batista, e vice-prefeito, Shiguemito Sato, eleitos em Araputanga e posteriormente cassados em primeira instância, será julgado hoje (15/12 - quarta-feira), a partir das 19h, durante a Sessão Plenária do Tribunal Regional Eleitoral. O relator do processo é o juiz Juracy Persiani. Será julgado na mesma Sessão o recurso do Partido dos Trabalhadores, que pediu a cassação dos eleitos no município. O partido busca a reforma da parte da sentença que negou provimento a todos os pedidos.
Batista e Sato foram cassados no dia 05/11 (sexta-feira) por captação ilegal de votos . A compra de votos no município deu-se mediante doação, oferta, promessa e entrega de dinheiro e, também, de cestas de alimentos, passagens de ônibus, e, até, combustível, aos eleitores do município.
Além de ter todos os votos recebidos nas eleições do dia 03/10 anulados. O juiz eleitoral, Mário Augusto Machado, na época responsável pela 41ª Zona Eleitoral, também condenou os cassados ao pagamento de 50 mil UFIRs. O valor da multa foi baseado na capacidade econômica e financeira dos postulantes, que são grandes pecuaristas na cidade e segundo o magistrado -para que não mais pratiquem a captação ilegal dos votos-. Será também enviada cópia do processo à autoridade policial local.
Os candidatos foram eleitos com 54,22 por cento dos votos, ou seja, 4.396 de um total de 8.551 votos válidos. Os segundos colocados tiveram 45.78% (3.711) dos