Yale Sabo Mendes e Pedro Melo Pouchain Ribeiro concluem biênio na Justiça Eleitoral
Coube ao juiz-membro do Pleno, Jackson Coutinho, falar em nome da Corte.

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso teve uma sessão plenária especial nesta terça-feira (01.09), marcada pela despedida do juiz-membro substituto Yale Sabo Mendes, que encerrou seu biênio no último dia 23 de agosto e, também, a despedida do procurador regional eleitoral, Pedro Melo Pouchain Ribeiro. Coube ao juiz-membro do Pleno, Jackson Coutinho, falar em nome da Corte.
“Entendo que apesar de ninguém ser insubstituível, a ausência de ambos fará grande falta nas futuras sessões desta Corte. Sei, meus Nobres colegas, que muitos ainda virão, mas a trajetória de ambos ficará registrada e servirá sempre de exemplo para os próximos que sucedê-los”, destacou Jackson.
Ele citou os números da atuação de ambos os homenageados. Como juiz membro, Yale Sabo Mendes participou de 42 sessões plenárias, atuando como relator de julgamentos colegiados em 10 processos. Ele ainda teve oito decisões interlocutórias proferidas e cinco julgamentos monocráticos.
Já o doutor Pedro Melo Pouchain, teve seu empenho e entusiasmo junto a Corte destacado durante a cerimônia. “O Dr. Pedro, além de incansável como representante do parquet eleitoral, atuou também nos eventos promovidos pela Escola Judiciária Eleitoral, onde ministrou aula acerca dos temas: “O Ministério Público Eleitoral” e “Abuso de Poder nas Competições eleitorais” todas no Curso de Direito Eleitoral para alunos da Faculdade de Direito da Unic. Ele ainda participou como palestrante do evento talk show “Democracia Digital” promovido pela agência Lupa representando o TRE-MT, compôs o Comitê Gestor Regional do Processo Judicial Eletrônico e acompanhou os trabalhos da comissão de auditoria de votação eletrônica para as eleições de 2018.
“Agradeço a amizade e a confiança de todos neste Tribunal, foram fundamentais para as realizações alcançadas pela Procuradoria Regional Eleitoral nos últimos anos, e também por tornar mais amenas as pressões e as frustrações do exercício deste cargo. Aqui recebi mais do que pude dar. Minha carreira não pertence a nenhuma narrativa extraordinária. Não seria nada mais que a aprovação de um concurso público e o exercício do cargo de Procurador da República, pelo menos até o momento em que minha história se cruza com a deste Tribunal Regional Eleitoral há cerca de três anos. Deu-me a oportunidade de ir além, ampliar os meus horizontes. A todos muito obrigado”, pontuou Pedro Mello.
Em sua despedida, Yale Sabo Mendes fez uma série de agradecimentos aos servidores da Justiça Eleitoral, nominalmente e coletivamente. “Obrigado a todos, desde o servidor das atividades mais simples às mais complexas. Estou lisonjeado por ter duas vezes participado desta Corte. Eu não digo adeus, mas sim, até breve. Esta é sem dúvida uma das melhores Cortes que este tribunal já teve”.
Jornalista: Daniel Dino