Proposta sobre conscientização da gravidez precoce vence eleição na escola João Crisóstomo

O Partido do Direito à Vida e à Saúde (PVDS) foi o vencedor das eleições estudantis realizadas na manhã desta segunda-feira (26/10), na escola estadual Profº João Crisóstomo de Figuereido, em Cuiabá, com a proposta de realizar palestras e eventos para conscientizar os estudantes sobre os problemas da gravidez precoce.
Os alunos foram às urnas para escolher a melhor entre as cinco propostas apresentadas. O evento foi promovido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) , em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Cinco partidos estavam concorrendo. Cada partido é composto por cinco alunos e um professor auxiliar. As equipes representavam políticas públicas necessárias para a melhoria do ambiente escolar. São elas: Partido da Ética e Cidadania (PEC), Partido da Educação e Meio Ambiente (PEMA), Partido do Respeito às Diversidades (PRD), Partido do Direito à Vida e à Saúde (PDVS), e o Partido da Cultura, do Esporte e Lazer (PCEL).
Com o intuito de conscientizar os jovens estudantes, a equipe do Partido do Direito à Vida e à Saúde executará, no espaço escolar, palestras de orientação para combater a gravidez precoce. Para a diretora Kátia Alessandra Ferreira Rojas, os alunos demonstraram grandes avanços durante a campanha eleitoral, quando realizaram discussões sobre política com professores e divulgaram as propostas de melhorias para a escola.
“Antes de começarmos o projeto Voto Consciente na escola, os alunos eram bastante tímidos e não demonstravam interesse sobre a política. A partir do momento que começamos a participar do programa e das palestras promovidas pelo TRE, até os professores se conscientizaram e começaram a discutir questões políticas”, afirma a diretora Kátia Rojas.
Ethiane Gomes Martins, de 17 anos, é estudante do 3º ano do ensino médio. De acordo com ela, o Programa Voto Consciente sensibiliza os estudantes sobre a importância do voto. Ela disse que deseja que o partido vencedor concretize suas ações e melhore o ambiente escolar.
A próxima escola a realizar as eleições do projeto Voto Consciente é a escola estadual João Brienne de Camargo, nesta terça-feira, 27 de outubro, às 8h30.