Projeto Voto Consciente: escola estadual Eliane Digigov realiza eleição nesta sexta

Os Alunos da Escola Estadual Eliane Digigov, em Cuiabá, participam nesta sexta-feira (23.10), a partir das 8h30, das Eleições 2015 do Programa Voto Consciente, coordenado pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).
Neste processo eleitoral os estudantes não escolhem candidatos, mas as políticas públicas necessárias à melhoria do ambiente escolar. Estarão concorrendo cinco partidos, que representam políticas públicas: Partido da Ética e Cidadania (PEC), Partido da Educação e Meio Ambiente (PEMA), Partido do Respeito às Diversidades (PRD), Partido do Direito à Vida e a Saúde (PDVS), e o Partido da Cultura, do Esporte e Lazer (PCEL).
Cada partido é constituído por cinco alunos e auxiliado por um professor.
As escolas que participam do projeto Voto Consciente contam com o acompanhamento e orientação do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. Os alunos vivenciam todas as etapas do processo eleitoral, desde a convenção partidária, quando escolhem os representantes de cada partido, registros de candidaturas, campanhas eleitorais, votação em urnas eletrônicas e apuração dos votos. As regras do processo eleitoral simulado nas escolas são as mesmas aplicadas nas eleições oficiais, o que permite aos jovens eleitores conhecer melhor a legislação pertinente a uma eleição oficial.
Além da escola Eliane Digigov, outras quatros escolas foram escolhidas para realizar as eleições de 2015: Profº João Crisóstomo de Figueiredo, João Brienne de Camargo, José de Mesquita e Pascoal Moreira Cabral irão realizar as eleições.
Veja o cronograma das eleições nas escolas:
E. E. Eliane Digigov Santana - 23/10/15 às 08h30
E. E. Prof. João Crisóstomo de Figuereido - 26/10/15 às 8h30
E. E. João Brienne de Camargo - 27/10/15 às 8h30
E. E. José de Mesquita - 28/10/15 às 8h30
E. E. Pascoal Moreira Cabral - 29/10/15 às 08h30
O programa Voto Consciente tem como objetivo promover a formação crítica dos jovens eleitores e estimular a participação política livre e democrática no processo eleitoral, bem como oportunizar aos alunos vivenciar todas as etapas do processo eleitoral com atividades que envolvem estudantes e professores.